Os Dez Mandamentos para a Paz na Família – Por Padre Rui Canto

junho 22 11:45 2016 Imprimir Este artigo

Caros amigos e amigas, irmãos e irmãs,

Padre RuiUma das minhas ocupações como padre é interessar-me por quem se interessa da família, neste caso específico os casais, que são os primeiros responsáveis das famílias. Partimos do princípio de que a Família é um projeto de Deus, Deus a quis; e que a formação da família é fruto da decisão de duas liberdades, isto é, do homem e da mulher. Sendo assim, regras básicas devem nortear a vivencia do casal e da família para que esta corresponda, de fato, ao plano de Deus.

Quando conheci esses 10 mandamentos para a paz na família, pensei que poderia ser uma boa sugestão aos casais, cabeças das famílias. E levando em conta que foram organizados a partir da experiência real da vida familiar e que já sendo trabalhado com muita propriedade pela Pastoral da Criança, certamente esses mandamentos poderão ser de grande contribuição para as nossas famílias.

Segue então estas preciosidades para serem assimilados e vivenciados.

10 MANDAMENTOS PARA A PAZ NA FAMÍLIA

1. Tenha fé e viva a Palavra de Deus, amando o próximo como a si mesmo. 

2. Ame-se, confie em si mesmo, em sua família e ajude a criar um ambiente de amor e paz ao seu redor.

3. Reserve momentos para brincar e se divertir com sua família, pois a criança aprende brincando e a diversão aproxima as pessoas.

4. Eduque seus filhos através da conversa, do carinho e do apoio e tome cuidado: quem bate para ensinar está ensinando a bater.

5. Participe com sua família da vida da comunidade, evitando as más companhias e as diversões que incentivam a violência.

6. Dê bons exemplos, pois a melhor palavra é o nosso jeito de ser.

7. Partilhe seus sentimentos com sinceridade, dizendo o que você pensa e ouvindo o que os outros têm para dizer.

8. Respeite as pessoas que pensam diferente de você, pois as diferenças são uma verdadeira riqueza para cada um e para o grupo.

9. Procure resolver os problemas com calma e aprenda com as situações difíceis, buscando em tudo o seu lado positivo.

10. Peça desculpas quando ofender alguém e perdoe de coração quando se sentir ofendido, pois o perdão é o maior gesto de amor que podemos demonstrar.               

De fato, toda educação, valores, disciplina adquiridos no seio familiar são um verdadeiro tesouro que aos poucos, no dia a dia, vamos fazendo render, como assinala a parábola dos talentos, descrita nos Evangelhos. “A boa herança familiar não tem preço”.

 

Um abraço fraterno

Pe. Rui Canto.

Comente via Facebook

escreva um comentário

0 comentário

Ainda não há comentários!

Você pode ser o único a iniciar uma conversa.

Adicione um Comentário