Padre Lombardi é o novo Presidente da Fundação Ratzinger

agosto 02 11:19 2016 Imprimir Este artigo

O padre Federico Lombardi, até agora diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, foi nomeado Presidente do Conselho de Administração da Fundação Vaticana ‘Joseph Ratzinguer-Bento XVI’.

Radio-Vaticano2

Padre Federico Lombardi

Cidade do Vaticano (RV) – Depois de dez anos como porta-voz do Papa, dirigindo a Sala de Imprensa da Santa Sé, a partir desta segunda-feira (01/08), Padre Federico Lombardi S.I., é o Presidente do Conselho de Administração da Fundação “Joseph Ratzinger – Bento XVI”. A nomeação ocorreu por meio de carta assinada pelo Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano.

Promover o estudo teológico

A Fundação foi instituída em 1º de março de 2010 no Vaticano pelo Papa Bento XVI, com o objetivo de promover pesquisas, estudos, publicações e conferências científicas dedicadas à teologia. As três principais áreas de atividade são as Sagradas Escrituras, a Patrística e a teologia fundamental.

A ideia de criar a Fundação surgiu dos chamados “shulerkreis”, os encontros informais organizados por Bento XVI com seus ex-alunos universitários, que antes mesmo de Ratzinger se tornar cardeal, criaram um centro de estudos e documentação teológica em Munique, a cidade alemã da qual o Pontífice emérito foi arcebispo.

Prêmio já foi conferido a brasileiro

Anualmente, a Fundação Pontifícia confere o prestigioso “Premio Joseph Ratzinger” a estudiosos de teologia e biblistas de todo o mundo. Em 2015, um dos premiados pelo Papa Francisco foi o sacerdote jesuíta brasileiro Mario de França Miranda, professor emérito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Outra iniciativa desta instituição é conferir bolsas de estudo para o estudo de teologia.

(CM)

Rádio Vaticano

Comente via Facebook

escreva um comentário

0 comentário

Ainda não há comentários!

Você pode ser o único a iniciar uma conversa.

Adicione um Comentário