Procissão reúne milhares de fiéis em homenagem a Nossa Senhora do Carmo

julho 19 09:29 2016 Imprimir Este artigo
Foto: Riso Alencar

Foto: Riso Alencar

A multidão presente na procissão de Nossa Senhora do Carmo, no encerramento da Festa da padroeira de Parintins, na noite de 16 de julho, foi a prova da devoção e demonstração de fé do povo católico parintinense à Virgem do Carmelo. De acordo com estimativa da polícia militar cerca de 35 mil fiéis participaram do cortejo formado por parintinenses e caravanas de outras cidades e até de outros estados.

A participação na procissão de encerramento dos festejos à Nossa Senhora do Carmo é o momento em que muitos devotos renovam as promessas, rendem agradecimentos e pedem novas graças a santa protetora dos parintinenses. Durante todo o percurso, desde a catedral matriz, percorrendo a avenida Amazonas, rua Rio Branco, Bolevard 14 de Maio, rua João Melo com chega na igreja matriz, muitos fiéis carregavam rosas amarelas, bandeirolas alusivas a santa e cata-ventos em um sinal de veneração e adoração.

O andor de Nossa Senhora seguiu todo o trajeto carregado pelos ombros de centenas de pagadores de promessas, que de momento em momento arrevesavam o peso da estrutura do andor. Muitos fiéis participaram com a família inteira para homenagear a santa em seu dia. Um grupo de cadeirantes ganhou um espaço especial na caminhada e participou ativamente de toda a programação religiosa. Crianças vestidas de anjos, devotos carregando tijolos e caminhando descalços e até adultos com vestimentas de anjos fizeram questão de participar em todo o cortejo, em cumprimento a promessas.

Foto: Riso Alencar
Foto: Riso Alencar

Em todas as ruas onde passava a procissão as casas estavam enfeitadas com imagens de Nossa Senhora, decorações com faixas amarelas, iluminação coloridas e até crianças vestidas de santa. Em cima do trio elétrico o grupo de louvor da catedral entoava os cânticos tradicionais em celebração à Nossa Senhora, sempre a acompanhados pelos milhares de fiéis. A s orações se dividiam entre a reza do terço com as Ave-Maria, Pai-Nosso e Creio em Deus Pai.

Foto: Riso Alencar
Foto: Riso Alencar

A celebração de procissão foi presidida pelo bispo da Diocese de Parintins, Dom Giuliano Frigeni e co-celebrada pelos padres diocesanos. Os movimentos e congregações católicas tiveram uma participação primordial na caminhada, entre os quais os Marianos, Coroinhas, Apostolados da Oração, grupos de jovens, Terço dos Homens e pastorais.

Foto: Katiúscia Ferreira
Foto: Katiúscia Ferreira

Ao final do cortejo religioso à Nossa Senhora do Carmo, a celebração eucarística foi realizada na igreja matriz. A catedral da padroeira da Diocese de Parintins ficou lotada por milhares de seguidores da Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Foto: Katiúscia Ferreira
Foto: Katiúscia Ferreira

Foto: Katiúscia Ferreira
Foto: Katiúscia Ferreira

 

 

Fonte: Repórter Parintins / Parintins 24hs

Comente via Facebook

escreva um comentário

0 comentário

Ainda não há comentários!

Você pode ser o único a iniciar uma conversa.

Adicione um Comentário