ROMARIA DAS ÁGUAS EM HOMENAGEM À FLOR DO CARMELO

julho 14 13:55 2016 Imprimir Este artigo

Fazendo parte da programação da Festa de Nossa Senhora do Carmo, acontece hoje, as 17:00hs, a tradicional Romaria das Águas. O evento reunirá ribeirinhos, navegadores, proprietários de embarcações e o povo católico em geral que, em suas bajaras, canoas, igarités, barcos e navios, acompanharão a imagem gigante de Nossa Senhora do Carmo, que virá descendo o Rio Amazonas, desde a Boca do Limão até o porto de nossa cidade.

Romaria-das-águas

O caudaloso rio, neste dia, será movimentado pelo colorido das embarcações, pelos fogos de artifício, pelas sirenes das embarcações e pelas candeias luminosas, que ornamentarão ao redor da balsa que conduzirá a imagem.

Para este momento, artistas de Caprichoso e Garantido se uniram, como fazem todos os anos, e formaram o grupo “Peregrinos da Fé”, em alusão a devoção de cada um por Maria, que os faz dedicarem seu tempo para homenagear Nossa Senhora com a confecção da Romaria.

Os trabalhos de confecção das estruturas para este dia 14, estão sendo desenvolvidos na área do Porto de Nossa Cidade. Soldadores, pintores, escultores e ornamentadores. Cada artista se vê agradecido em colocar seus talentos a disposição da Virgem do Carmelo. Além dos que se ligam diretamente ao trabalho de construção da Romaria, há aqueles que deixam suas casas para ajudar servindo um copo de água, levando um lanche, ou mesmo se dirigindo a cada artista para parabeniza-lo pelo trabalho realizado.

Para o artista que coordena os trabalhos, Juarez Lima, esta foi uma forma encontrada para agradecer à Mãe de Deus pelas bênçãos concedidas por sua intercessão. “Os artistas doam seu tempo, sua criatividade para agradecer Nossa Senhora. Passamos tanto tempo pedindo. Chega um momento que precisamos agradecer”, afirmou o artista. Ele lembrou ainda que “todo o trabalho desenvolvido pelos artistas é feito de modo voluntariado, o que deixa o sentimento de gratidão mais exposto ainda.”

 

Com Informações do Alvorada Parintins
Matéria: Paulo Pacheco e Judson Lima

Comente via Facebook

  Article "tagged" as:
  Categories:
escreva um comentário

0 comentário

Ainda não há comentários!

Você pode ser o único a iniciar uma conversa.

Adicione um Comentário